A cura de um leproso

A cura de um leproso

O que Deus deseja dos seus filhos é que tenham uma profunda percepção do seu amor por eles. Aquele que mais agrada a Deus é o que sabe que é amado por Ele. Quanto mais conscientes nos tornamos do amor de Deus, mais Ele tem prazer em nós.

Esta é a fé verdadeira, crer que somos amados sem qualquer merecimento. É verdade que Deus ama todos os filhos igualmente, mas Ele tem mais prazer naquele que sabe e crê que é amado.

O trabalho de cada líder é ministrar ao povo de Deus um senso vivo do amor de Deus. Não somos alimentados com regras, regulamentos e mandamentos, mas somente pelo amor do Pai.

Logo depois de liberar a Constituição do Reino no Sermão do Monte, a primeira pessoa com quem o Senhor se deparou foi com um leproso. Um leproso era considerado impuro e por isso não poderia se misturar com a multidão, caso contrário seria apedrejado, ele tinha uma enfermidade terrível para os padrões da época.

Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificarme. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo. (Mt 8.1-4)

Observe que o leproso não duvidava que Jesus tinha poder para purificá-lo, mas ele não sabia se Jesus queria usar o seu poder para curá-lo. Esta é a mesma condição da maioria das pessoas hoje. Elas não duvidam do poder de Deus, apenas não sabem se Deus quer operar na vida delas, porque acreditam que precisam merecer a bênção antes de recebê-la e, como sabem que não merecem, não têm fé para receber.

A resposta do Senhor ao leproso estabelece a sua vontade de uma vez para sempre: “Quero”. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Hoje, Ele quer nos curar e purificar. Na lei, se você tocasse numa pessoa impura, você se tornava impuro também, (qualquer semelhança com esse vírus de hoje é mera coincidência), mas agora o Senhor tocou no leproso impuro e foi a pureza do Senhor que passou para o que antes estava enfermo. Na graça, nós transmitimos pureza.

O Senhor fez o milagre inteiramente pela graça. O leproso não tinha nada para dar ao Senhor em troca. O Senhor não faz porque somos bons, mas porque Ele é bom. Somente a graça pode tributar toda glória a Deus.

A lepra é um símbolo do pecado na Palavra de Deus. No Velho Testamento, nada poderia ser mais terrível do que alguém com lepra. Esta pessoa era expulsa da cidade e condenada a viver isolada nos cantos da terra. Ela não poderia voltar para a sua casa, acalentar os seus filhos ou abraçar a sua esposa. Nunca poderia fazer parte do culto da congregação.

Em Levítico 14, temos a descrição de como um leproso curado poderia ser purificado. Este é um quadro alegórico de como somos purificados pelo Senhor.

Disse o SENHOR a Moisés: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote; este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo. Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto.     (Lv 14.1-7)

O leproso era trazido

A primeira coisa que o texto diz é que o leproso era trazido. Isso indica a presença de uma terceira pessoa. O leproso representa eu e você. Sei que é desagradável pensar assim, mas nós estávamos perdidos no pecado. Éramos estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Nunca poderíamos achar o caminho, mas nós fomos trazidos ao sacerdote, que é Cristo. A pessoa que traz o leproso não tem nome porque aponta para o Espírito Santo. Ele nunca chama a atenção para si mesmo, mas unicamente para Cristo.

Para fora do arraial

O sacerdote, então, deveria sair fora do arraial para examinar o leproso. O Senhor Jesus deixou a sua glória e veio nos encontrar onde estávamos. Em Mateus 8, vemos que o Senhor saiu do acampamento dos judeus e veio para fora onde estava o leproso.

O Senhor pagou a nossa dívida fora do arraial, onde nós estávamos confinados (Hb 13.13). Se o Senhor não saísse lá fora para encontrar o leproso, não haveria esperança para ele, pois de si mesmo nunca poderia entrar.

Fora do arraial, o sacerdote deveria examinar o leproso para ver se ele estava curado. O sacerdote não tinha poder para curar o leproso, mas somente para examinar se a lepra estava lá. Isso aconteceu por mil e quinhentos anos, o tempo que durou a lei.

Nesse tempo, ninguém veio ao sacerdote dizendo que estava curado. Em todo o Velho Testamento, só há a menção da cura de um leproso, Naamã, mas ele não era judeu e, portanto, não seguiu o ritual de purificação, o fato é que debaixo da lei, ninguém foi curado de lepra.

Duas aves

Duas aves eram separadas. Uma era sacrificada dentro de um vaso e o sangue era colocado sobre a outra ave viva. Então, o sangue era aspergido sobre o leproso que era assim declarado limpo.

Essas duas aves apontam para o Senhor Jesus, que veio do céu. A ave que é sacrificada aponta para o Senhor Jesus morto na cruz. A outra ave molhada com sangue é o Senhor Jesus em ressurreição. Essa ave agora molhada com o sangue era solta, apontando para o Senhor Jesus, que ressuscitou e voltou para Pai. Esta é a maneira como o nosso pecado é purificado.

Na lei, o leproso precisava ser curado e então purificado. Mas o Senhor Jesus purificou primeiro o leproso e depois ele foi curado (Mt 8.3). Na verdade, o Senhor fez as duas coisas ao mesmo tempo.

O sacerdote do Velho Testamento não tinha poder para curar, mas o Senhor Jesus é rei e sacerdote. Como rei, Ele ordena a cura; e, como sacerdote, Ele declara o leproso limpo. O rei Jesus usou seus decretos reais não para comandar que as pessoas o servissem, mas, como rei, ele usou os seus decretos para salvar, curar, libertar e purificar.

Este é o nosso Deus.

A unção e a purificação

O sacerdote tomará do sangue da oferta pela culpa e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificarse, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. (Lv 14.14)

O que você ouve afeta o que você faz, e o que você faz determina a direção do seu caminhar. Por isso, o sangue era aplicado na orelha direita, no polegar direito da mão e no polegar direito do pé.

Lv 14:17 –  do restante do azeite que está na mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, em cima do sangue da oferta pela culpa, o restante do azeite que está na mão do sacerdote, pô-lo-á sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim, o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR.

O óleo representa a unção, o Espírito Santo. Veja que o óleo vem sobre o sangue na orelha direita, no polegar direito da mão e no polegar direito do pé. Onde o sangue toca, o Espírito confirma. Sempre que o sangue de Jesus é proclamado, o Espírito Santo vem para confirmar.

O Espírito não opera simplesmente porque você prega sobre o próprio Espírito Santo. Mas, quando pregamos sobre o sangue de Jesus, o Espírito vem para confirmar com a unção. A igreja que prega o evangelho da graça e a obra consumada do Calvário tem sempre a manifestação do poder do Espírito para atestar a mensagem.

O restante do óleo o sacerdote aplicava na cabeça do leproso que havia sido purificado. Nos dias do Velho Testamento, somente reis, profetas e sacerdotes recebiam a unção de Deus. Somente esses eram ungidos.

Isso significava na prática que essas pessoas recebiam habilidades especiais. O que outros faziam com muito esforço e dificuldade essas pessoas apenas tocavam e a obra era feita. Mas agora aqueles que eram os últimos dos últimos também tinham esse privilégio também tinham recebido a unção.

Deus escolheu os fracos

A graça de Deus não é atraída pela força do homem. A graça de Deus se manifesta sempre na fraqueza. Naquela área em que você pensa que é forte, ali você é fraco, pelo motivo óbvio de que o favor imerecido não pode ser merecido. Porque, se o favor de Deus pode ser merecido de alguma maneira, já não será mais graça.

Você está enfrentando lutas em alguma área? Estamos enfrentando os “rumores da morte” por causa desse vírus, mas creia que se você tiver olhos para ver, você perceberá que é justamente nessa área que a graça de Deus tem sido mais abundante. Muitos querem ser fortes em si mesmos, mas Paulo diz que é a graça que nos faz fortes.

Ele diz a Timóteo:

Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. (2Tm 2.1)

É essa exatamente a ideia de Paulo quando ele diz que a graça nos basta. O que ele está dizendo é que a graça nos fortalece de tal forma que não precisamos de outra coisa.

E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 

De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. (2Co 12.7-10)

Nós estamos sempre procurando nossos pontos fortes e escondendo nossas fraquezas, mas Paulo diz exatamente o contrário. Ele diz que deveríamos, na verdade, nos gloriar nas fraquezas. Quando nos gloriamos nas fraquezas, a graça nos fortalece e o poder de Cristo repousa em nós.

Sempre haverá superabundante graça para toda grande fraqueza. Quando você admite que tem um problema numa área e clama pela graça, pelo favor imerecido, você receberá poder sobrenatural para vencer aquela fraqueza.

A graça de Deus é atraída pela fraqueza humana. Somente na fraqueza existe favor imerecido.

Perguntas para compartilhar:

  1. Por que o cristão não deve viver debaixo da lei?
  2. Por que a graça de Deus se manifesta na fraqueza?