Tinha tudo pra dar certo, mas deu errado

Tinha tudo pra dar certo, mas deu errado

Introdução:

Começando um novo ano e assim uma nova oportunidade, alguns podem olhar para o ano passado e concluir que começaram tendo tudo para dar certo, ser um ano perfeito mas por escolhas e atitudes erradas ou pela falta delas as coisas não deram certo.

Havia um grande potencial em nós para que as coisas avançassem, mas… a oportunidade passou.

Hoje quero alertar você para que veja que Deus é Deus de oportunidades e para que você não perca as oportunidades de Deus.

As vezes vemos pessoas que tem ótimas qualidades, uma família bonita, uma condição de vida favorável, cheio de POTENCIAL, mas…

Não gosto muito da palavra “potencial”. Não gosto quando ela é usada para dizer que alguém é bom, mas falta confirmar seu talento.

Se a palavra for usada por muito tempo referindo-se a uma mesma pessoa ela deixa de ser um elogio e passa a ser uma crítica. “Fulano tem um potencial tremendo, mas...”

(Alguém já disse que tudo o que é dito antes de um “mas” deve ser desconsiderado).

Na Bíblia nós encontramos alguns personagens que ilustram bem esse potencial perdido ou seja, tinha tudo para dar certo.

Caim

Gn 4: 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

Caim tinha tudo a seu favor:

Primogênito; tinha suas regalias ( benção do pai, herança, a primazia)

Um mundo inexplorado pela frente, ele era o maioral de sua linhagem

Criatividade (seus descendentes foram muito inventivos).

Mas Caim fracassou! Por que fracassou? Muitos dizem que foi por causa da oferta não aceita mas na verdade vemos no novo testamento que Caim tinha já um caminho mal.

1 João 3:12

Não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

Caim tinha obras más e Abel obras justas, então Abel era justo mas se não há um justo na terra significa que Abel era justo porque oferecia sacrifício, era justo pela fé pois reconhecia que não havia em sí mesmo justiça. Caim oferecia sacrifício mas se considerava injustiçado. Por que?

Abel era pastor, cuidava o rebanho, ia para lá e para cá. Animais transmitem amor, nos reconhecem. Cão, gato, passarinho. Mas planta não. Você pode ficar ali conversando com o vaso, com a planta mas ela não vai te retribuir. Nesse ponto o trabalho de Abel era mais fácil. E na roça o trabalho é tranquilo? ou é árduo?

Imagino que Caim viu na hora a oferta de Abel e talvez pensou:

– olha só a oferta dele, animal bonito, empregados, eu é quem trabalho duro, ele fica só cuidando dos animas, só tocando viola, prosperando; e eu? Choveu demais esse ano e estragou minha plantação mas o capim para o rebanho dele cresceu muito mais…

Pessoas perdem oportunidades porque muitas vezes ficam olhando as condições do outro.

A justiça própria nem sempre se manifesta em achar que eu mereço ou deixo de merecer mas na maioria das vezes se manifesta ao olharmos para o outro e questionar;- Deus por que o Senhor fez na vida do outro e não na minha? Ele nem é tão firme, nem ora como eu, fala palavrão quando joga futebol, se transforma quando esta dirigindo! E eu?

Caim provavelmente olhou para o que não tinha. Pare de reclamar daquilo que você não tem e usar a falta como justificativa para não fazer o que precisa ser feito.

– Ah, se eu tivesse isso eu faria. Se eu tivesse mais tempo, melhores condições!

E vem as justificativas: o filho, o marido, a esposa… tudo para adiar o que precisa ser feito. Ficam reclamando e perdem as oportunidades.

Caim poderia olhar para o irmão e até começar um negócio de rebanho mas o que incomoda muitos não é a falta apenas mas o outro ter.

Em Gen: 4:20 vemos que Caim se apropriou do rebanho de seu irmão;

“E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.”

O que Caim queria não era oferecer um sacrifício a Deus. Não foi rejeitado pelo sacrifício (sangue ou planta). Deus não está interessado em sacrifício mas em obediência. O coração de Caim era rebelde contra Deus pois se sentia injustiçado.

Quantos as vezes alguns pensam que fazem demais.

  • No casamento (eu faço de tudo por nosso casamento). Na verdade faz só o que quer. Falta perdoar, servir, negar-se a sí mesmo.
  • Pais pensam que seus filhos não os valorizam o quanto deviam,
  • Filhos que acham que os pais não os compreendem como deveriam…

Judas 1:11

Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.

Imagino que Caim se considerava injustiçado. Por que ele tinha que dar duro trabalhando uma terra amaldiçoada enquanto seu irmão fica só olhado o gado pastando?

Ganancioso valorizou mais o rebanho do que a vida do irmão. Ganancioso trata coisas melhores que pessoas.

Ex. ficar lavando carro, cuida muito bem mas e a esposa? A irmã que limpa a casa e briga se entrar na casa? Quantas oportunidades perdidas por causa disso. Pessoas são mais importantes do que coisas.

2 Pedro 2

4  Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, {inferno; no original, tártaro} os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;

5  e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;

6  e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente;

7  e livrou o justo Ló,

Ló tinha mas sua mulher era um problema pois ele não tinha firmeza.

Sobrinho de Abraão, sairam da terra de Ur, enriqueceram, os servos brigaram por causa do rebanho, e Abraão propôs cada um ir para um lado.

Ló tinha tudo para vencer. Estava acompanhado pelo pai da fé, Abraão. Devia ter se submetido e ficado com Abraão. Mas a mulher deve ter pesado na dele.

Irmãs sejam sábias. Vocês tem um grande poder por isso precisa ter sabedoria. Isso não é falado para os maridos.

Um sorriso, um cuidado, um carinho, um elogio…tem grande poder.

Agora quando vem da mulher o pinga –pinga!

No dia que caiu fogo do céu ela virou uma estátua de sal. Só manifestou o que havia nela, morte. O mar morto representava essa mulher.

E Ló nunca fez nada.

Sabemos disso pois suas filhas eram piores que a mulher. Ló preferiu ir para uma caverna ao invés de ir para Zoar (pequena), começar do zero, pequeno.

Alí na caverna elas decidiram embebedar o pai e ter filho com ele para continuar a descendência. (foi enganado?)

Ló era fraco, sem firmeza moral, sem firmeza nas decisões, não tem firmeza. Deus não pode usar quem edifica sua casa na areia só quem EDIFICA sobre a rocha. Não podemos ser levados por pressão de quem ou o que quer que seja. Seja firme e viva e lute por aquilo que você acredita, não perca a oportunidade.

O que está por detrás deste comportamento?

A falta de posicionamento está relacionada com o desejo de ser aceito, ser politicamente correto, não entrar em conflito.

Seja posicionado. Não viva uma religião, uma aparência. (sepulcro caiado)

Judas

Teve o melhor pastor, o melhor líder, o melhor amigo, a melhor equipe e mesmo assim fracassou.

Hoje poderíamos ler cartas enviadas por Judas. Judas tinha uns particulares com Jesus sobre a administração do dinheiro. Era tesoureiro. Quando Jesus na santa ceia falou para ele sair e fazer o que tinha que fazer, ninguém ficou questionando, ponderando, pois era algo normal das conversas que os dois tinham.

Muito se especula sobre o motivo de Judas ter traído Jesus, mas aparentemente a teoria mais aceita é que Judas ficou contrariado por Jesus não libertar Israel de Roma e estabelecer seu reino naquele momento. Poderia ter se arrependido.

Conclusão:

Quero terminar dizendo que não importa se temos ou não condições favoráveis para realizar grandes coisas. Deus não se importa com nosso potencial. Ele só precisa de homens dispostos!

Deus pode fazer muito através de gente simples, mas com o coração em chamas e com os olhos molhados!

APELO:

  • Aproveite hoje as oportunidades que Deus te dá. No casamento, no ministério (de fazer parte da equipe), no relacionamento com Ele, com os filhos, com sua célula, com seu líder.
  • Se você já perdeu a oportunidade.
  • Se você quiser entregar sua vida ao Senhor.