Saia da Janela

Saia da Janela

ATOS 20:7-12

HAVIA UM DIA PARA SE REUNIREM

Primeiro dia da semana. Deus estabeleceu um dia para descansar. Deus trabalhou seis dias e descansou no sábado. Isso é bíblico. É um princípio. Ninguém deveria trabalhar todos os dias sem descanso. Isso não mudou com o tempo da graça. – Pr., vamos então guardar o sábado agora?   Claro que não pois a graça não anula os princípios. O princípio não é que seja necessariamente o sábado ou o domingo mas que haja um dia para descansar.

É claro que Deus descansou mas há um sentido espiritual nesse descanso pois Deus estava realmente cansado? (imagine Deus falando de seu cansaço com os anjos). Claro que não. Descanso para Deus aqui é desfrutar, ter prazer, aproveitar e contemplar o que havia feito.

A partir de Jesus, nosso dia de descanso e reunião tem sido o domingo pois Ele ressuscitou no domingo. A partir de então a igreja (judeus) que se reuniam no sábado passaram a se reunir no sábado e domingo, e depois só no domingo. Ou seja, o primeiro dia da semana, domingo, passou ser o dia da reunião, do descanso.

Na velha aliança o descanso era no sábado mas agora é no domingo, primeiro dia da semana porque Deus teve que trabalhar novamente quando o homem caiu, trazer todo o plano de redenção para o homem; Jesus nasceu morreu e ressuscitou para recolocar o homem novamente em Deus.

Então Jesus ressuscita no domingo, primeiro dia e assim muda, aumenta o padrão da vida com Deus; agora o primeiro dia da semana é o trabalho de Deus e o dia do nosso descanso.

Na velha aliança você trabalha para descansar, 6 dias de trabalho e descanso no 7º, na nova aliança o primeiro dia é do descanso e não o último. Na nova aliança eu começo descansando para então trabalhar nesse descanso, aleluia !

A cada domingo que vc vem recebe a palavra você descansa, pois sabe que é amado por Deus e tem tudo pronto para o trabalho da semana. Descanso não é passividade mas uma estado, uma condição que me faz trabalhar crendo que tudo já está preparado por Ele. Aleluia!

  1. ELE SE REUNIAM PARA PARTIR O PÃO.
  2. 7: Se reuniram a fim de: cantar? Orar? Ter comunhão? Não. Reuniram para partir do pão. Aqui Paulo esperou uma semana para o compartilhar da palavra. Sempre que nos reunimos temos compartilhado da palavra e Paulo mostra a importância disso:

Hb 10:25

Quanto mais se aproxima a volta do Senhor mais deveríamos nos reunir pois quanto mais fazemos isso mais Deus nos prepara para a hora que Ele vem. Participar do corpo não é só estar presente em uma ou outra reunião mas é estar vinculado, mesmo alvo, mesmo propósito, mesmo coração. Isso traz força espiritual para você para vencer o mundo, vencer a força do pecado.

I Cor 5:1-5, 11

Paulo mostra que era algo tão terrível que nem entre os gentios isso acontecia. A disciplina aqui é severa vs 5. É como se Paulo dissesse: se você quer viver com o diabo então vou te entregar logo para ele. Não sabemos se ele era crente ou não mas ele se dizia da igreja. Veja o verso 11: estão entre nós para causar; mas a vida da igreja é protegida e não dá para viver de qualquer jeito, graça não é uma bagunça onde cada um faz o que quer, não é permissão para pecar pois o pecado destrói sua vida e também o corpo.

– Ah, mas se na igreja tem disciplina, onde está a graça então?

Não é que Deus aceita tudo ou vai punir alguém mas Ele protege o corpo. O corpo é um lugar seguro, por isso nós queremos ajudar a todos mas não podemos permitir que aqueles que querem viver, escolhem viver no pecado estejam entre nós para produzir destruição no corpo. Graça não é autorização para pecar mas poder para te livrar do pecado. È quando a tentação vem e você não consegue vencer e você pede; Senhor vem com tua graça, pois eu sei que se eu pecar vem a acusação, fico mal eu não consigo mas eu quero vencer; e então a graça te livra e te liberta. Aquele então que se diz que está conosco e não quer nós não passamos a mão na cabeça pois a vida da igreja é algo sério. Ficar fora da vida da igreja é ficar exposto ao diabo.

  1. Vs 8, Havia muita luz.

Sempre haverá um significado espiritual para todas as histórias narradas na bíblia. Aqui mostra que a reunião da                  igreja é um lugar de luz, muita luz. Não é uma palestra como outra qualquer, a luz de Deus vai sendo liberada sobre sua vida através da palavra pois quando a palavra vai o próprio Deus está nela pois Ele e Sua palavra são um.

Vs 9, fala de um jovem que caiu da janela. Estavam reunidos no 3º andar. Nenhum detalhe é por acaso, tudo é para nos ensinar. 3º andar fala do terceiro céu.

Espaço sideral 1º céu, 2º céu, regiões espirituais onde habitam os demônios, potestades e principados. E existe o 3º céu (Paulo relata seu arrebatamento 2 Cor 12:2), ali é o lugar onde Deus habita, onde está a glória de Deus, o lugar onde a igreja está.

Reunidos no nível mais alto e no lugar de muita luz. Viver a vida da igreja é isso. Viver onde há muita luz e o lugar mais alto para se viver. Significa que estamos assentados em lugares celestiais com Ele e acima dos principados, potestades, poderes e domínios. Estamos Nele, em Cristo. Portanto, viver a vida da igreja é viver no lugar mais alto que alguém possa viver. Quanto mais compreendermos e tivermos revelação dessa verdade mais governaremos sobre as circunstâncias e situações. Isso é um posicionamento espiritual. É estar acima não só de circunstâncias mas acima dos demônios, no lugar mais alto onde você reina em vida pois não somos dessa terra.

Por isso não dá para se envolver com alguém que outro nível, dos lugares baixos; LUZ E TREVAS. Casamento de crente com incrédulo, melhor amigo/a. Com quem você abre a sua vida, seu coração para alguém que não tem a luz da igreja, que não está na mesma posição que você? Você é quem tem luz para o mundo que está em trevas. Você é quem foi chamado para traze-la para o nível mais alto.

-Ah, mas é meu amigo/a de muitos anos! O mundo e quem está nele está em trevas mas você tem luz.

Não só a palavra é luz dentro da igreja mas o Espírito Santo também. Quando nos reunimos essa luz brilha. Quem está no mundo tem uma medida de luz apenas para ver que o cordeiro morreu por ele. Se você pregar para ele com certeza ele vai entender. Mas aí você vai e como sacerdote entra no lugar santo e a luz que tem alí é só a do candelabro de sete hastes que é a igreja. O mundo já não entra lá e não tem revelação do que é poder e unção, poder da oração, da comunhão. Você fala e ela não consegue entender; “coisa estranha, que é isso?”. Depois que recebe salvação, se envolve na vida da igreja, o candelabro está lá, agora há revelação para você, o Espírito Santo te revela a palavra ministrada na vida da igreja.

Depois no santo dos santos não havia luz nenhuma, pois lá é o lugar da shekiná de Deus, lugar de intimidade, lugar da glória onde quanto mais você entra mais divina é a luz no seu caminho. Então não se encha de outra coisa buscando ouvir só o que te agrada (2 Tim 4:3). Auto ajuda é o que mais tem crescido nos últimos tempos.

4.  Vs. 9.  Eutico o crente desviado  

Por fim, em uma janela estava um jovem dormindo profundamente durante a pregação, caiu e não podemos chegar a conclusão se morreu ou não. Isso nos ensina algo. Eutico é o crente que está na igreja e cai. O desviado existe, mas nós nunca sabemos se era realmente crente ou não. O filho pródigo por exemplo, era filho. Se é filho vai voltar, mas nós não sabemos.

Nossa mensagem é da graça, não estamos aqui para condenar ninguém. Muito menos quem está desviado, mesmo porque eu não sei se converteu mesmo ou não. Você é um ministro da graça.

Quando o jovem caiu, Paulo não ficou condenando (- Tá vendo, quem mandou…). Paulo desceu e o abraçou. Uns já diziam que havia morrido, não tinha mais jeito mas descer até o nível da pessoa é uma atitude de graça pois ele não consegue subir.

Quando você encontrar alguém assim não condene, desça ao nível dela para compreende-la, ajuda-la (poderia ser você). Abrace, abraçar uma atitude carinhosa, de graça.

Não sei se Paulo transmitiu vida ou ele não estava morto, não sei se era desviado ou nunca converteu mas quando você encontrar alguém nessa condição, desça até o nível dela, ministre graça, chame ela de volta, mostre que o Pai não está zangado com ela, que ela já foi perdoada e que há muita vida de Deus para ela.

Cair aqui fala de descer, descer para onde demônios dominam, onde há morte, descer do lugar mais elevado.

5.  POR QUE EUTICO CAIU?   I COR 10:12   

Aquele que está em pé cuide para que não caia. Todos podem cair? Sim. Mas porque que Eutico caiu?

Caiu porque estava na janela. Janela representa esse lugar onde você não está nem completamente na igreja nem completamente no mundo. Está um pouco lá e um pouco cá. È viver ainda com certas práticas, em certos lugares, certas amizades.

Isso é ser o mais infeliz dos homens pois não desfruta plenamente a vida na igreja e nem o pecado.

– Ah, então vou para o pecado de uma vez!

Não vai não, você não vai conseguir viver lá. Você já nasceu de novo, está estragado para o pecado. Antes de nascer de novo era de boa, agora você sabe o que alguns momentos de prazer vão te causar. Aqui há vida, aqui tem luz, aqui é o lugar mais alto é muito mais prazeroso. Lá fora é ilusão.

TECLADO

Talvez você que é jovem, vem porque o pai e a mãe obrigam (é melhor do que aquela que te deixa na janela ou do lado de lá do muro; aqui Deus pode falar com você), ou adulto que só vem para agradar alguém; tome uma decisão. Eu quero descer da janela e me envolver com o povo de Deus, com as coisas de Deus.

Paulo voltou com o rapaz e tomaram a ceia. Então ele pregou até o amanhecer, vs 11, ao romper da alva. Não foi até o meio dia, pois a bíblia fala que o Senhor virá como estrela da manhã.

A duas vindas do Senhor, uma será como o sol de meio dia, todo olho verá, a volta no final da grande tribulação. Mas antes do meio dia Ele virá pelo amanhecer, como a estrela da manhã, isso é simbólico. Só quem estiver acordado verá.

Porque ele pregou até pela manhã? Isso quer dizer pregue o evangelho da graça até que o arrebatamento chegue. Até que você seja levado porque se você vive a vida da igreja, você vive no lugar mais elevado, vive na luz, pregue esse evangelho que você está envolvido até Jesus vir te buscar.