Separados para o propósito

SEPARADOS PARA O PROPÓSITO

TEMOS FALADO DA DIFERENÇA ENTRE SER SALVO (GRAÇA) E SER VENCEDOR, CUMPRIR O PROPOSITO DE DEUS

(OBRAS), RECOMPENSA, REINO DE DEUS.

PRECISAMOS ENTENDER QUE A OBRA CONSUMADA DE CRISTO FOI PARA NOSSA SALVAÇÃO MAS NÃO SÓ PARA ISSO. NA VERDADE ELE NOS SALVOU PARA UM PROPÓSITO ETERNO. ELE NOS ESCOLHE, NOS CHAMA, NOS ATRAI, NOS SALVA, NOS TRANSFORMA E ASSIM POR SUA GRAÇA NOS CAPACITA PARA UM PROPÓSITO. QUE PROPÓSITO É ESTE? UM BOM CASAMENTO, AJUSTAR O CASAMENTO, TER EXITO PROFISSIONAL, MUITA SAUDE, DINHEIRO, CURTIR A VIDA?

CLARO QUE DEUS TEM TUDO ISSO PARA NÓS MAS TUDO ISSO É MUITO PEQUENO SE COMPARADO COM A OBRA DA CRUZ E COM A ETERNIDADE COM DEUS. NA VERDADE ESSAS COISAS SÃO CONSEQUENCIAS DE BUSCAR O REINO (MAT 6:33). HOJE QUERO QUE DEUS NOS DE A REVELAÇÃO DISSO, DA IMPORTÂNCIA DISSO, DE QUE DEUS NOS CHAMOU PARA ISSO E QUE VOCÊ SE POSICIONE A RESPEITO DISSO.

ATOS 13:1-3

ESTE FOI UM DIA ESPECIAL NA VIDA DE PAULO, TÃO ESPECIAL QUE AFETOU E AFETA NOSSAS VIDAS ATÉ HOJE.

PAULO FOI SEPARADO PARA UM PROPÓSITO QUE DEUS JÁ TINHA PREPARADO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, PREGAR AOS GENTIOS, SER APÓSTOLO DOS GENTIOS (EU E VOCÊ). SE HOJE NÓS CONHECEMOS O SENHOR, SE O EVANGELHO NOS ALCANÇOU, FOI POR CAUSA DESTE DIA.

MAS ANTES DESSE MOMENTO ACONTECER VAMOS VER NO CONTEXTO, O QUE HAVIA ACONTECIDO ANTES.

JESUS HAVIA DADO UMA MISSÃO, (ATOS 1:8; PREGA EM JUDEIA, SAMARIA E ATÉ OS CONFINS DA TERRA). ALI NA JUDEIA ELES CRESCERAM TANTO QUE A IGREJA ERA ATÉ QUERIDA PELO POVO. MAS ELES FICARAM SÓ ALI ATÉ QUE HOUVE A PERSEGUIÇÃO QUE COMEÇOU COM A MORTE DE ESTEVÃO E NESSA PERSEGUIÇÃO OS APÓSTOLOS SE ESPALHARAM. ESSES QUE SE ESPALHARAM CHEGARAM EM ANTIOQUIA (LONGE), CIDADE GRANDE E ALI PREGARAM O EVANGELHO PARA JUDEUS E PRINCIPALMENTE PARA GENTIOS.

DIFERENTE DA IGREJA DE JERUSALEM QUE TINHA UM CERTO CONHECIMENTO SOBRE DEUS, SOBRE AS ESCRITURAS, EM ANTIOQUIA NÃO SE CONHECIA NADA DE DEUS. OUVIRAM DE JESUS, ACEITARAM, CRERAM MAS NÃO TINHAM, CONTEÚDO, RUMO, PROFUNDIDADE NA PALAVRA. IMAGINEM A SANTA BAGUNÇA, SEM LIDERANÇA, SEM CONHECIMENTO, SEM PASTOR OU ALGUÉM PARA EDIFICA-LOS.

POR ISSO AVISARAM OS APÓSTOLOS QUE FICARAM EM JERUSALEM E ESTES MANDARAM BARNABÉ. AO CHEGAR ALÍ EM ANTIOQUIA, ELE VIU A GRAÇA DE DEUS E PESSOAS SE VOLTANDO PARA JESUS, MOVER DE DEUS. ENTÃO ELE FOI ATRAS DE PAULO PARA PEDIR AJUDA, PARA EDIFICAR AQUELA IGREJA.

PAULO, QUE ANTES TINHA A FUNÇÃO DE DESCOBRIR ONDE ESTAVAM OS CRISTÃOS E MATA-LOS E TEVE UMA EXPERIENCIA COM O SENHOR NO CAMINHO PARA DAMASCO QUE MUDOU SUA VIDA. ESSE PAULO AO CHEGAR EM DAMASCO COMEÇOU A FALAR DE JESUS E OS JUDEUS ALI QUERIAM MATA-LO.

ELE VAI PARA JERUSALEM E ALÍ OS APÓSTOLOS NÃO QUERIAM ESTAR COM ELE, NINGUÉM QUERIA ESTAR COM ELE. SABIAM DA SUA FAMA. BARNABÉ APRESENTOU ELE E INTRODUZIU-O NA VIDA DA IGREJA MAS NÃO SENDO BEM RECEBIDO ALÍ DE IMEDIATO, PAULO VAI PARA TARSO ONDE HAVIA NASCIDO E ALI ELE FICOU ATÉ QUE BARNABÉ FOI BUSCA-LO PARA EDIFICAR A IGREJA EM ANTIOQUIA. ALI PAULO SERVIA AO SENHOR ALI (ENCONTRO, CURSO DE CASAIS, ENSINAR A PALAVRA, MATURIDADE, CTL, CÉLULAS).

NESSE CONTEXTO ONDE BARNABÉ, PAULO E MAIS TRÊS PROFETAS E MESTRES QUE FORAM LEVANTADOS E ESTAVAM SERVINDO A DEUS, COMO EU E VOCÊ HOJE, QUE ENTÃO O ESPÍRITO SANTO FALA  “ SEPARAI, BARNABÉ E SAULO”, ENTÃO IMPORAM AS MÃOS SOBRE ELES E ENTÃO SAIRAM PARA FAZER A OBRA QUE DEUS HAVIA PREPARADO. EDIFICAR EM OUTROS LUGARES.

DIANTE DESSE CONTEXTO QUERO DESTACAR TRÊS COISAS PARA PENSARMOS E RESPONDERMOS A RESPEITO.

A PRIMEIRA: SEPARAI-ME AGORA PARA A OBRA QUE EU OS TENHO CHAMADO.

EXISTE ALGO A SER FEITO, POR TODOS NÓS. NÃO ESTAMOS AQUI PARA PASSEAR, SÓ DESFRUTAR, EXISTE ALGO PARA SER FEITO POR TODOS NÓS, PROPÓSITO. ESSE PROPÓSITO NÃO FOI ESCOLHA DE PAULO, NÃO FOI DEFINIDO POR ELE DE ACORDO COM SUA AGENDA, SEUS INTERESSES. FOI O ESPIRITO SANTO QUE O CHAMOU E DISSE “EU TENHO ESSE PLANO”.

DEUS CHAMOU PAULO E ANOS DEPOIS ESCREVENDO A TIMÓTEO DIZ “COMPLETEI A CARREIRA “. QUE CARREIRA? ESSA QUE HAVIA COMEÇADO NESSE DIA. AQUELA QUE O ESPÍRITO SANTO HAVIA ENTREGUE A ELE.

QUAL É NOSSO SLOGAN? SÓ É VENCEDOR QUEM CUMPRE O PROPÓSITO DIVINO.

NÃO É QUEM SE CASA, SE FORMA, ENRIQUECE…ETC. NÓS QUEREMOS EDIFICAR UMA IGREJA ASSIM, DE PESSOAS QUE ENTENDEM QUE HÁ UMA OBRA A SER FEITA, UM PROPÓSITO A SER CUMPRIDO. NÃO FALO DE TÍTULOS OU CARGOS MAS DE ALGO QUE DEUS PREPAROU PARA TODOS NÓS. NÃO EXISTEM DESEMPREGADOS NO REINO DE DEUS, PESSOAS SEM FUNÇÃO, SEM PROPÓSITO. TODOS FORAM CHAMADOS COM UM PROPÓSITO QUE DEUS PREPAROU ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO PARA VOCÊ E PARA MIM.

EM QUAL PROPOSITO VOCÊ ESTA ENVOLVIDO? QUAL É A SUA AGENDA? NO QUE VOCÊ ESTA GASTANDO SUA VIDA?

CASAMENTO, ESTUDO, NEGÓCIOS NÃO DEVEM SER O PROPÓSITO MAS A CONSEQUENCIA DO PROPÓSITO. TODAS ESSAS COISAS SÃO LEGITIMAS, NÃO TEM PROBLEMA ESPERA-LAS MAS ELAS NÃO PODEM CONDUZIR A NOSSA VIDA. QUANDO EU ENTRO NO PROPÓSITO DE DEUS A MINHA VIDA É ABENÇOADA MAS MUITAS OUTRAS VIDAS SERÃO ABENÇOADAS POR ISSO. (EX. PAULO)

NO QUE VOCÊ TEM INVESTIDO A SUA VIDA? TER UM CELULAR MELHOR A CADA ANO? TROCAR DE CARRO TODO ANO? CONHECER ALGUÉM PARA CASAR? TER FILHOS? DEIXAR UMA HERANÇA PARA ELES? SERÁ QUE A OBRA DA CRUZ FOI PARA VOCÊ TER DINHEIRO? SE FORMAR? TORNAR-SE UM EMPRESARIO?

A OBRA DO CALVÁRIO É MUITO MAIS EXCELENTE E PODEROSA DO QUE ISSO. É PARA COISAS ETERNAS, NADA DO QUE CITAMOS ACIMA É ETERNO. SE QUEREMOS FAZER ALGO QUE REALMENTE VAI FICAR PARA GERAÇÕES ESSE ALGO CHAMA-SE PROPÓSITO DIVINO. ESTÃO ERRADAS TODAS AS OUTRAS COISAS? CLARO QUE NÃO, MAS AS FAÇA TENDO EM VISTA O PROPÓSITO DIVINO. JESUS VIVEU NESSA TERRA, FOI EM FESTAS DE CASAMENTOS, APRENDEU SER CARPINTEIRO, RIU, SE DIVERTIU, COMEU, BEBEU, FEZ DISCÍPULO MAS TUDO VOLTADO PARA O PROPÓSITO.

EXISTE UM PROPÓSITO PARA TODOS. COMO PAULO TERMINOU SEUS DIAS? “- COMPLETEI A CARREIRA”, ELE OLHOU PARA JESUS SENDO ESTE O SEU REFERENCIAL E DECIDIU: – QUERO QUE FAZER IGUAL. COMO JESUS TERMINOU SEUS DIAS? “- ESTÁ CONSUMADO!” O QUE ESTAVA CONSUMADO? O PROPÓSITO.

EM QUE PROPÓSITO VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO? NO QUE VOCÊ ESTA INVESTINDO SEU TEMPO? NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE, ESTA VIDA QUE DEUS TE DEU É A ÚNICA OPORTUNIDADE.

DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA VOCÊ, ISSO É PODEROSO, DEUS PREPAROU UM PROPÓSITO PARA VOCÊ, SÓ PARA VOCÊ. O TODO PODEROSO PENSOU EM VOCÊ, TE DEU UM NOME E FALOU; ESSE VAI FAZER ISSO, EU VOU PREPARAR ISSO PARA ELE……….

SEGUNDA COISA: SER TREINADO

QUANDO COMEÇOU ESSA OBRA, O PROPÓSITO NA VIDA DE PAULO? NESSE DIA. E O QUE ELE FEZ ANTES? SERÁ QUE NÃO ERA O PROPÓSITO? NÃO, NÃO ERA O PROPÓSITO ESPECIFICO NA VIDA DE PAULO MAS TUDO QUE ELE HAVIA VIVIDO ATÉ ALÍ ERA UM TREINAMENTO PARA O PROPÓSITO. ATÉ ESSE DIA ELE ESTAVA SENDO ENSINADO E SENDO PREPARADO. ELE IA ACEITANDO OS DESAFIOS E DANDO AS RESPOSTAS CORRETAS. ELE IA PARA DAMASCO, DEUS ALCANÇOU SUA VIDA E ALI MESMO ELE MUDOU SEU RUMO DE VIDA. CHEGOU CEGO EM DAMASCO E DEPOIS DA ORAÇÃO DE ANANIAS ELE VOLTA A ENXERGAR, RECEBE O ESPÍRITO E É BATIZADO E JÁ VAI PREGAR O EVANGELHO. SAIU FUGIDO DE DAMASCO, VAI PARA JERUSALEM.

ALI ELE É REJEITADO MAS NÃO DESISTE, DEPOIS VAI PARA TARSO E ALI ELE CRESCE E É TREINADO. TINHA O CORAÇÃO ABERTO PARA SER TREINADO, NÃO TINHA AGENDA PRÓPRIA, NÃO FALOU PARA DEUS QUE CONHECIA A BIBLIA E QUE PODIA DAR CONTA E ELE MESMO CONDUZIR A SUA VIDA. ELE NÃO CHEGOU PARA BARNABÉ FALANDO, – QUEM É VOCÊ PARA ME ENSINAR, EU APRENDI AOS PÉS DE GAMALIEL, EU SOU O CARA, SOU ERUDITO. ELE DEIXOU SER CONDUZIDO E TREINADO. ACEITANDO O MOVER DE DEUS EM SUA VIDA. IA NA CÉLULA, NAS REUNIÕES, ERA MEMBRO, PASSOU POR LIDER, DISCIPULADOR E IA CRESCENDO À MEDIDA QUE DEUS IA ABRINDO O CAMINHO PARA ELE. NÃO IMPORTAVA O TÍTULO MAS SIM APRENDER COM OS QUE VIERAM ANTES DELE.

ATÉ QUE O DIA CHEGOU, ACABOU O TREINAMENTO E DEUS FALOU: – AGORA SIM PAULO, VOCÊ TEM DADO AS RESPOSTAS CORRETAS. PAULO PASSOU A SER CONHECIDO A PARTIR DAQUI. NINGUÉM PODE CUMPRIR O PROPÓSITO SEM SER TREINADO POR DEUS. ONDE ISSO ACONTECEU? NA IGREJA, NA VIDA DA IGREJA, NAS CIRCUNSTÂNCIAS DE SEU CONTEXTO. PRECISAMOS SER TREINADOS PARA ESSE PROPÓSITO.

TERCEIRA COISA: SER SEPARADO

NESSE MOMENTO ONDE NÓS LEMOS, PAULO FOI SEPARADO. CONSAGRADO, VEM VIVENDO E AGORA ELE É SEPARADO. QUAL A RESPOSTA DELE?

– ESPERA UM POUCO, AINDA NÃO ME CASEI, NÃO GANHEI DINHEIRO, NÃO DEI A VOLTA AO MUNDO, NÃO ME FORMEI, TO CANSADO, NÃO TENHO EXPERIÊNCIA…

QUEM CHAMA E DIZ QUE ESTÁ PRONTO É DEUS. NÃO SOU EU NEM VOCÊ. QUANDO DEUS CHAMA EU SÓ TENHO DUAS OPÇÕES; EU ABRAÇO OU REJEITO O PROPÓSITO. NA BIBLIA TEMOS MUITAS PESSOAS QUE NÃO CUMPRIRAM O PROPOSITO DIVINO; O PRÓPRIO PAULO ESCREVE SOBRE UM DE SEUS DISCÍPULOS: 2 TIM 4:10 “DEMAS, TENDO AMADO O PRESENTE SÉCULO… “(DISCÍPULO DE PAULO) ABANDONOU O PROPÓSITO. MAS TEMOS TAMBÉM EXEMPLOS DE PESSOAS QUE ABRAÇARAM E NÃO LARGARAM O PROPÓSITO DE DEUS, QUE NO MOMENTO DE DEUS RESPONDERAM, EU QUERO, EU DESEJO, EU ME SEPARO, ME SANTIFICO PARA O PROPÓSITO. PORQUE PAULO ACEITOU ISSO, OLHE PARA NÓS AQUI, AGORA, ALCANÇADOS POR DEUS ATRAVÉS DELE E USANDO ELE COMO EXEMPLO. NOSSO DESEJO É QUE DAQUI ALGUM TEMPO; ANOS, DÉCADAS, ALGUÉM FALE SOBRE VOCÊ E SOBRE NÓS.

– OLHA, GLORIA A DEUS PELA VIDA DO ( seu nome ) PORQUE POR ELE TER RESPONDIDO O CHAMADO DE DEUS PARA CUMPRIR O PROPÓSITO EU E MINHA FAMÍLIA FOMOS ALCANÇADOS. ELE DEIXOU UM LEGADO.

LEGADO É AQUILO QUE VOCÊ DEIXA DEPOIS QUE PARTIR, PARA SUA DESCENDÊNCIA, OUTRAS GERAÇÕES. AQUILO PELO QUAL VOCÊ SERÁ LEMBRADO. O ANTES E O DEPOIS DE VOCÊ. AS PESSOAS PRECISAM LEMBRAR QUE ONDE VOCÊ PASSOU ERA DE UMA FORMA MAS DEPOIS DE VOCÊ, PASSOU A SER DE OUTRA FORMA. TODOS QUE ABRAÇAM O PROPÓSITO DE DEUS DEIXAM UM LEGADO. JESUS FEZ ISSO (AC/DC). 

POR QUE MUITOS NÃO QUEREM SABER DO REINO DE DEUS?

– AH, NÃO VAMOS FICAR SÓ DESFRUTANDO DA GRAÇA PARA “CURTIR A VIDA” !

TORNAM A GRAÇA VÃ PORQUE ABRAÇAR O REINO VAI EXIGIR UM NÍVEL DE SANTIDADE NA CORTE, PORQUE ABRAÇAR O REINO DE DEUS VAI MUDAR SEU RUMO DE VIDA E AS PESSOAS NÃO QUEREM ISSO POIS JÁ DEFINIRAM SEU PLANO DE VIDA. QUEREM SÓ DESFRUTAR, SÓ USAR O FAVOR DE DEUS EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO E PROJETO PESSOAL.

MAS HÁ AQUELES QUE ABRAÇAM O REINO DE DEUS, O PROPÓSITO DE DEUS E ISSO PASSA SER O ALVO DE VIDA DELESFIL 3:13,14 Prossigo para o alvo, que alvo é esse? ESSES SÃO OS VENCEDORES.

ACONTECE QUE QUANDO DEUS FALA VOCÊ PRECISA TOMAR UMA DECISÃO. É UMA ESCOLHA QUE PRECISAMOS FAZER. DEUS FEZ ISSO COM O POVO DE ISRAEL ÀS PORTAS DE CANAÃ (DEUT 30:19), COLOCO DIANTE DE TI A VIDA E A MORTE, ESCOLHAM A VIDA…

MAS É VOCÊ QUE ESCOLHE. O ESPÍRITO SANTO CHAMOU ALI BARNABÉ E PAULO PARA O PROPÓSITO E PAULO SIMPLESMENTE FOI, ABRAÇOU O PROPÓSITO.

E VOCÊ, O QUE QUER FAZER DA SUA VIDA? COM ESTA ÚNICA OPORTUNIDADE QUE DEUS TE DEU, SÓ ESSA VIDA, NÃO HAVERÁ OUTRA.

MARTA E MARIA FIZERAM SUAS ESCOLHAS, JESUS DISSE QUE TINHA MUITA COISA PARA FAZER MAS SÓ UMA ERA IMPORTANTE. AS DUAS JÁ SERVIAM A JESUS. MARIA ESCOLHEU A MAIS IMPORTANTE E NINGUÉM PODERIA TIRAR O QUE ELA ESCOLHEU.

HOJE VOCÊ PRECISA FAZER UMA ESCOLHA POIS É UM MOMENTO DE SEPARAR, SEPARAR AQUELES QUE QUEREM SER TREINADOS E QUE QUEREM VIVER PARA CONQUISTAR O REINO DE DEUS, VÃO CRUCIFICAR O MUNDO, NÃO TEM MAIS INTERESSE NO MUNDO. QUE QUEREM SER TREINADOS EDIFICANDO A IGREJA POIS O DIABO ESTA ROUBANDO MATANDO E DESTRUINDO. HOJE VOCÊ É CHAMADO PARA EDIFICAR NO LUGAR QUE VOCÊ ESTÁ ATÉ SER ENVIADO, EDIFICANDO A IGREJA.

HOJE É DIA DE SEPARAR AQUELE QUE ENTENDEU QUE A GRAÇA É PARA UM PROPÓSITO, QUE AMAM O PROPÓSITO DIVINO, QUE NÃO QUEREM SER APENAS MAIS UM MEMBRO DE IGREJA MAS UM VENCEDOR NO REINO DE DEUS.

A HORA É ESSA QUE DEUS ESTA FALANDO COM VOCÊ. NÃO É DAQUI A 5, 10 ANOS, É AGORA NÃO IMPORTA A IDADE. HÁ UMA OBRA ESPECÍFICA PARA CADA UM? CLARO QUE SIM, MAS HOJE QUERO SEPARAR VOCÊ PARA ESSE TREINAMENTO, EDIFICANDO ONDE VOCÊ ESTIVER (PAULO EM ANTIOQUIA ) E ABRAÇANDO AS OPORTUNIDADES QUE DEUS TE DER. ( REDES SOCIAIS, REUNIÕES DE TRABALHO, ESCOLA, NA CONDUÇÃO, LIDERANDO UMA CÉLULA, ABRINDO SUA CASA NÃO SÓ PARA UMA CÉLULA ). TEM LUGAR QUE SÓ VOCÊ VAI CHEGAR, CADA UM NO SEU CAMPO, SEU MEIO. ISSO VAI TE LEVAR A GANHAR A RECOMPENSA, O GALARDÃO PROMETIDO AO VENCEDOR.

  QUEREMOS OUVIR: – SERVO BOM E FIEL… MAS NÃO SÓ ISSO. VOCÊ VAI ENCONTRAR COM ALGUÉM NO REINO QUE VAI TE FALAR ; “ – VOCÊ É O FULANO, TATARAVO, ETC QUE PREGOU E MUDOU A HISTÓRIA DAS GERAÇÕES? VOCÊ VAI ENCONTRAR SEUS FRUTOS.

NÃO SEI QUANTAS OUTRAS OPORTUNIDADES VOCÊ VAI TER MAIS HOJE É UMA DELAS.

APOC 12: 11 FALA DOS VENCEDORES QUE NÃO AMARAM A PRÓPRIA VIDA, SEUS PROJETOS PESSOAIS

QUANTOS HOJE ESTÃO DISPOSTOS A ABRIR MÃO DO SEU PROJETO PESSOAL, SUA AGENDA PRÓPRIA, QUE QUEREM TOMAR O REINO COMO PRIORIDADE DE SUA VIDA? SER SEPARADO PARA ESSE TEMPO DE TREINAMENTO ATÉ O DIA DE SER ENVIADO, NO PROPÓSITO ESPECIFICO E PESSOAL?