O pensamento correto

O pensamento correto

Fp 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Semana passada falamos a respeito da “alegria de esperar no senhor”, tenho percebido que muitos cristãos NÃO tem vivido uma vida plena no senhor, são filhos de Deus, são nova criatura, são raça eleita, foram alcançados pela graça, mas tem vivido uma vida miserável e triste, e o que é pior, muitos tem se conformado com esse tipo de vida.

Rm 12:2 – E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos diz para não nos conformarmos com este século, mas para sermos transformados por intermédio da renovação da nossa mente. Tenho percebido que muitos não tem vivido essa vida plena porque tem uma mente velha, uma  mente que não foi renovada.

Ter uma mente renovada é fundamental para viver a plenitude de tudo aquilo que o senhor tem para nós, portanto quando minha mente não é renovada, eu não tenho condições de viver todo o favor de Deus para mim.

A paz envolve o coração e mente. Is 26:3 “Tu, senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito (mente) é firme, porque ele confia em ti”. Precisamos entender que pensamentos incorretos geram sofrimentos incorretos, ou seja não era para você sofrer, mas seus pensamentos o levam para isso.

Pensamentos incorretos tem o poder dividir a mente e o coração e leva-los a ansiedade, precisamos ter consciência que os pensamentos são reais e poderosos, mesmo que não possam ser vistos, pesados nem medidos.

2Co 10:5 – derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;  Precisamos levar cativo todo pensamento a obediência de Cristo.

Não gosto de “ditados populares”, mas é inegável que alguns são verdadeiros, e tem um antigo que diz:

“Semeie um pensamento, colha uma ação, semeie uma ação, colha um hábito, semeie um hábito, colha um caráter, semeie um caráter, colha um destino”.

Seus pensamentos tem o poder de definir seus destinos, Deus nos deu algo chamado livre-arbítrio, e se esse livre-arbítrio for alinhando a um pensamento desordenado certamente tomaremos decisões em deserdem com a palavra e a vontade de Deus.

Alinhado a isso vemos claramente Paulo escrevendo em detalhes as coisas que devemos pensar como Cristãos

1º Tudo que é verdadeiro

Segundo o americano Walter B. Cavert, uma pesquisa sobre ansiedade mostrou que apenas 8% das coisas que deixam as pessoas ansiosas são motivos legítimos para preocupação, os outros 92% são imaginários, nunca aconteceram ou envolvem questões fora do controle das pessoas.

Irmãos de uma vez por todos precisamos entender que satanás é mentiroso e deseja corromper a mente com as suas mentiras. Jo8:44- Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. e 2Co 11:3 – Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.

O Diabo procura corromper a nossa mente para nos afastar da “simplicidade e pureza devidas a Cristo”, satanás procura nos abordar da mesmo forma que abordou a Eva no jardim, com o mesmo objetivo.

A palavra “verdadeiro” no original é “alethes” que significa: aquele que ama a verdade, que fala a verdade que é sincero. Pensamentos errados tem o poder de nos fazer faltar com a verdade, de perder a sinceridade, de ocupar a nossa mente e nos desfiar do verdadeiro foco que é uma vida plena em Deus.

O espirito santo tem o poder de transformar a nossa mente por meio da verdade, Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.  Jo17:17, mas o diabo tenta controlá-la por meio de mentiras. Sempre que cremos em uma mentira satanás assume o controle da nossa mente.

Eu te pergunto nessa manhã, onde está sua mente? Onde estão seus pensamentos?

2º tudo o que é respeitável e justo

Ou seja, tudo o que é “digno de respeito e correto”. Muitas coisas não são respeitáveis e os cristão não devem pensar nelas.

Exemplo do estou te ajudando com o Pr. Gilberto.

Isso não significa enterrar a cabeça na areia e evitar tudo o que é desagradável, mas não dedicar atenção as coisas desonrosas ou ruins que acontecem com a gente, e nem permitir que elas controlem nossos pensamentos.

Essas circunstâncias tentam mostrar que não somos amados, que as pessoas ao nosso redor não tem honra para conosco, mas tudo isso é uma mentira do diabo. Tenho falado muito sobre isso, não é a nossa circunstancia atual que nos define, mas quem nós somos em Cristo.

1 Pe 2:9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo todo seu para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, vós que em outro tempo éreis não povo, mas agora sois povo de Deus, vós que não havíeis alcançado misericórdia, mas agora a tendes alcançado.

3º Tudo que é puro amável e de boa fama

“Puro” no Original grego é “Hagnos” que quer dizer respeitavel, santo, livre de sensualidade, imaculado e limpo.  No contexto aqui certamente se refere a pureza moral, isso porque assim como nos dias de hoje as pessoas daquela época eram levadas a impureza sexual.

Paulo nos exorta a viver uma vida de pureza, irmãos a impuresa tem destruído muitas famílias, casamentos e ministérios, e tem impedido muitos irmãos de viver uma vida plena em Deus.

A impureza muitas vezes não é a traição ou o sexo fora do casamento, mas são pensamentos que ocupam a nossa mente, olhares maliciosos. Não podemos impedir os pensamentos de virem a nossa mente, mas uma mente renovada certamente rejeitará e vencerá esses pensamentos.

“Amável” significa “Belo, atraente”. “De boa fama” está se referindo ao que é “digno de ser comentado”, precisamos encher nossa mente com pensamentos nobres e elevados e não com toda a porcaria e lixo que o mundo nos oferece, não estou dizendo que você não possa ver um filme, ler um livro secular, mas tudo aquilo que ataca a pureza em nossas vidas precisa ser deixado de lado.

4º – Tudo o que tem virtude e louvor

Se tem “virtude” servirá de motivação para nos aperfeiçoar, se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros. Nenhum cristão pode se dar ao luxo de desperdiçar “energia mental” com pensamentos que o rebaixem ou que prejudicam outros quando é compartilhado.

Nossas palavras tem o poder de destruir as pessoas, precisamos ser uma igreja inclusiva, uma igreja que recebe os doentes e cuida deles. Uma igreja que derrama amor, não que exclui as pessoas.

Por mais que estamos vendo nossos erro, vendo os erros dos nossos irmãos toda condenação vem do diabo, e na condenação não tem virtude e louvor.

Por mais que seja verdade o que você fez, suas falhas, seus pecados por mais que você esteja errado, precisa saber quem você é em cristo e correr para o senhor, o diabo te acusa para você não se ver como Deus vê, e não ver os outros como Deus os vê.

Decida romper com toda a condenação e acusação do diabo contra você e os outros, ouse declarar contrário ao que você vê, não permita que pensamentos contra a virtude e o louvor ocupem a sua mente, tenha uma mente nobre, uma atitude nobre.

Gl 6:1 – Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.