O dízimo e as primícias

O dízimo e as primícias

A Bíblia fala muito a respeito de dinheiro. São mais de dois mil versículos tratando, de forma direta ou indireta, sobre finanças. Por que Deus fala tanto de dinheiro em Sua Palavra?

Porque o dinheiro diz muito a nosso respeito. A maneira como lidamos com o dinheiro, revela muito as nossas prioridades, lealdades e afeições. Acredite, a maneira como lidamos com dinheiro, revela muito do nosso caráterPor isso, o dinheiro é tão importante.  

A forma como tratamos com a questão financeira, vai determinar,em alguma medida, o nível das bênçãos que receberemos de Deus. Isso porque nada mostra mais o nosso coração do que o dinheiro e as palavras.

A Bíblia diz: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”. (Lc 6.45); “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mt 6.21). 

Irmãos, dinheiro e palavras delatam o nosso coração. A bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio e dinheiro mostra as nossas afeições. A maneira como lidamos com o dinheiro, mostra qual o lugar de Deus em nossa vida. 

Jesus disse que onde estiver o nossotesouro, ali estará o nosso coração. O coração está no centro dos interesses de Deus, por isso, aquestão do dinheiro é tão importante, pois o dinheiro é o único que de fato, concorrer com Deus no controle de nosso coração. 

Acredite irmão, aquilo em que primeiro aplicamos o nosso dinheiro, demonstra onde está a nossa prioridade e lealdade. Precisamos aprender a colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, nossa família, profissão e, acima de tudo, nas nossas finanças. 

Eu nunca vi na bíblia aquela escala de valores que algumas igrejas ensinam, 1º Deus, Depois Família, Depois Emprego, depois Igreja. Isso não é bíblico, como você vai servir a Deus e esquecer sua Família, como você vai servir a Deus e esquecer seu emprego. Deus vem em primeiro e todo o resto está junto na escala de prioridade, sua família serve a Deus com você, e você serve a Deus sendo um ótimo profissional e a igreja que é o corpo de Cristo engloba tudo isso.

Um princípio importante na vida espiritual é reconhecer que o senhor é importante e que ele precisa vir primeiro, mas todo resto está unido em uma escala de prioridades. Percebemos o que é importante na nossa vida, simplesmente, observando o que colocamos em primeiro lugar. O dinheiro é importante, porque ele sempre mostra quem vem em primeiro lugar. 

Existe na Palavra de Deus, um princípio muito importante que o chamo de: “princípio do primeiro”. As Escrituras nos ensinam que o primeiro pertence à Deus. Tudo, em última análise, pertence a Deus, mas Ele nos permite usufruir, graciosamente, de quase todas as coisas.

Existem, porém, algumas que são, exclusivamente, de Deus e ninguém pode tocar. Aquilo que vem primeiro é uma dessas coisas que pertence, exclusivamente, à Deus.

No Tabernáculo de Moisés, por exemplo, existiam três partes:  o Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. No Átrio, todos podiam entrar; no Lugar Santo, apenas os sacerdotes e levitas; mas no Santo dos Santos, por ser, exclusivamente, para Deus, somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, levava o sangue da expiação e o aspergia sobre a tampa da Arca, chamada de propiciatório.

O Santo dos Santos era para Deus e qualquer um que entrasse ali, certamente morreria. 

O exemplo de Adão e Eva 

Lá no Éden, quando Deus criou ohomem, Ele lhe disse: “Adão, você pode comer de todas as árvores do jardim, inclusive da árvore da vida, mas há uma árvore que é minha e do fruto dessa árvore você não pode comer”. Essa, você sabe, era a árvore do conhecimento do bem e do mau. 

Certas coisas são exclusivamente de Deus, a árvore do conhecimento do bem e do mal era uma delas. A tentação do diabo, todo o tempo, é levar o homem a tocar naquilo que é só de Deus. O homem pode ter tudo, uma infinidade de árvores no jardim, uma variedade enorme de frutos, todavia, o diabo quer levá-lo a tocar naquilo que é de Deus. 

Deus não criou o homem para ser Seu escravo e nem colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal para tentaro homem. Alguns pensam que aquela árvore era tentadora, mas isso não é verdade.

Tiago diz: “Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (Tg 1.13)

Quando Deus separou algo exclusivamente para Si, foi para mostrar ao homem que Ele é o Senhor. Deus deu ao homem poder e autoridade para sujeitar, mas havia algo que estava acima da autoridade de Adão e Eva. A proibição serviria como lembrete de que eles eram comandados por Deus. 

Quando comeram do fruto, tomaram algo que era de Deus e o resultado foi a morte. Ao tomarmos o que é de Deus, nos fazemos iguais a Ele, e esta é uma atitude de Lúcifer.

Lúcifer caiu porque achou que poderia ser igual a Deus. Somente Deus é o Primeiro e quando ocupamos o primeiro lugar, estamos tentando tomar o lugar de Deus. 

Os primeiros frutos devem ser ofertados 

Os primeiros frutos também deveriam ser ofertados, porque o primeiro fruto também é de Deus. “As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do Senhor, teu Deus”. (Êx 34.26). 

O Senhor diz que as primícias dos primeiros frutos eram Dele. Não eram apenas os primeiros, mas os primeiros dentre os primeiros. Irmãos precisamos entender que Deus jamais aceita ser o segundo. A primeira colheita é de Deus, o primeiro fruto que desse em uma árvore, era de Deus, o primeiro de qualquer coisa, deve ser ofertado a Deus.

Essa é a maneira de demonstrar a primazia de Deus na sua vida. Deus somente pode ser honrado se Ele for o primeiro. “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Pv 3.9,10). 

O exemplo de Abel e Caim 

Aconteceu que, no fim de uns tempos, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. (Gn 4.3-5).

A oferta de Abel foi a primícia do rebanho, mas a oferta de Caim não foi a primícia da sua colheita. Esse foi um dos motivos que a oferta de Abel foi aceita e a de Caim rejeitada.

A oferta de Caim não procedeu de fé, pois ele trouxe ao Senhor algo depois de algum tempo, ou seja, depois de ajuntar alguma colheita. Na Bíblia, o trabalho agrícola significa suor do rosto e aponta para a obra humana, enquanto o trabalho do pastor significa fé e confiança na graça. Entenda de uma vez por todas, Deus não aceita nada que não dependa de fé. 

Abel trouxe as primícias, ou seja, ele não esperou ter mais para ofertar ao Senhor, ele deu o primeiro, antes do segundo vir. A Bíblia diz que Abel ofereceu um sacrifício que envolveu sangue, por isso Deus aceitou, enquanto Caim, não. 

Todavia, no livro de Levítico, vemos que Deus aceitava oferta de cereais, tanto quanto aceitava de animais. Aí você pergunta por que então a oferta de Caim não foi aceita? Deus não faz acepção de pessoas.

A chave está no verso 4: Abel trouxe para Deus o primeiro

O exemplo de Abraão e Isaque 

Houve um momento em que Deus precisou comprovar o lugar que possuía na vida de Abraão. Era necessário demonstrar, diante do mundo espiritual, que o Senhor era Deus na vida de Abraão, e a única maneira seria através de uma prova para ver se Deus ocupava o primeiro lugar. Deus então, requereu o primeiro filho de Abraão. 

Podemos questionar dizendo que Isaque não era, de fato, o primeiro filho de Abraão. Ele teve Ismael antes. Mas veja: “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”. (Gn22.2).

O Senhor disse que Isaque era o único filho de Abraão, significando que Ismael não foi contado. Sendo o único, ele era também o primeiro, e sabemos que todo primeiro pertence a Deus. 

Mas antes que Abraão concretizasse o sacrifício, o Senhor então, lhe disse: “Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho”. (Gn 22.12). 

Tanto a fé, quanto o lugar de Deus na vida de Abraão ficaram evidentes: Deus era o primeiro. Dar o “Isaque”, não significa, necessariamente, dar o melhor ou o sacrificial, mas significa antes de tudo, dar o primeiro

O primogênito é do Senhor 

O primeiro é de Deus, por isso o primogênito deveria ser sacrificado ou redimido. A Palavra de Deus diz: “Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu”. (Ex 13.2). 

Certas coisas são exclusivamente de Deus. E aqui você tem uma delas. Todo primeiro é de Deus. Todo primogênito é de Deus. Por dezesseis vezes no Velho Testamento o Senhor diz isso. 

Apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR. Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás (Ex 13.12,13). 

Todo primogênito é do Senhor, mas o primogênito da jumenta deveria ser resgatado com um cordeiro, isso porque o jumento é um animal impuro, por isso deveria ser trocado por um cordeiro ou,então, deveria ser morto.

Todo primogênito do homem, deveria ser resgatado. A regra aqui é a seguinte: o animal puro deveria ser sacrificado, mas o animal impuro deveria ser redimido,você percebe a graça de Deus?   

Aqui está uma grande revelação da Palavra de Deus: o homem é impuro, porque todo homem nasce no pecado, nasce com a natureza pecaminosa. Sendo assim, ele deve ser redimido, ser redimido significa que outro vai pagar o preço no lugar do culpado.

Jesus foi o primeiro, mas como Ele era puro, deveria ser sacrificado. E Ele foi sacrificado para que pudéssemos ser redimidos. 

Nenhum de nós poderia ser sacrificado, porque somos impuros; alguém deveria nos redimir. Jesus, sendo o primeiro e sendo puro, tomou nosso lugar e assim, fomos redimidos. 

A Palavra do Senhor diz, que se as primícias forem santas, todo o resto será santo também. “E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão”. (Rm 11.16). Jesus era o primeiro e o primeiro foi e é santo, nós viemos depois e somos santificados pelo primeiro. O primeiro tem o poder de santificar. É por isso, que o primeiro é de Deus. 

Quando Deus deu o Seu Filho, Ele era apenas o unigênito. Deus entregou Seu Filho unigênito como oferta. Ele não tinha garantia de que os homens creriam Nele, de que viriam; todavia, mesmo sem ter ainda, nenhum outro, Ele entregou o único que tinha. 

Esse é o princípio que Ele exige de nós hoje. Muitos de nós, só damos o dízimo depois de pagar todos os outros compromissos, Deus não! Ele deu tudo, quando só tinha um. Uma vez que Ele deu esse um, pode colher multidões incontáveis. Ele deu tudo, E porque Ele deu tudo, Ele pode ter todos. O princípio do primeiro é muito poderoso. 

O exemplo de Jericó 

No livro de Josué, lemos que depois de caminhar pelo deserto por quarenta anos, o povo de Israel estava prestes a conquistar a terra prometida. E a primeira cidade com que eles se depararam foi Jericó, a primeira cidade que o povo de Israel conquistou. Lembra o que temos dito? O primeiro pertence sempre a Deus.

Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro (Js 6.18,19). 

Nas demais cidades que eles conquistassem, o povo poderia dividir os despojos, mas nessa primeira cidade conquistada, todo o despojo era do Senhor, Isso porque Jericó era a primeira, e tudo que é o primeiro é de Deus.

O Senhor não disse a Josué: “Depois que você conquistar umas dez o uquinze cidades, separa uma para mim”. Antes, Ele disse: “Tudo o que houver lá é para mim, não interessa se é pouco ou se é muito, se é de boa qualidade ou não, o que importa é ser o primeiro.” 

Sobre o dízimo, se diz que tem que ser das primícias, entenda que não é, portanto, uma questão de quantidade, mas de demonstrar quem tem o primeiro lugar.

Deus é o primeiro na sua vida? Essa é uma questão fundamental. Como você pode dizer que Deus é o primeiro? Como pode declarar que tem buscado em primeiro lugar o reino de Deus, para que as outras coisas lhe sejam acrescentadas?

Você demonstra isso na forma como oferta ao Senhor. 

Deus é o primeiro a receber ou é o último? Deus é o primeiro da lista ou é aquele que entende? “Não, Deus entende, vou ter que pagar primeiro essas coisas…” 

Deus é o último ou é o primeiro na sua vida? 

Então vimos que a primeira cidade a ser conquistada em Canaã foi Jericó. O Senhor disse que todo ouro e toda prata daquela cidade seriam Dele, porque era a primeira (Js 6.18,19). Tudo o que é primeiro é de Deus. A partir da segunda cidade, os despojos poderiam ser divididos entre o povo, mas na primeira, tudo era de Deus.

Acontece, porém, que certo homem chamado Acã, tomou das coisas consagradas ao Senhor e, como consequência, ele foi amaldiçoado e morto. 

Por que Acã foi amaldiçoado? Porque aquilo era santo e consagrado, nenhum homem poderia pegar. Jericó foi a primeira cidade a ser conquistada e, como primícia, pertencia a Deus. Era algo santo, que pertencia à Casa do Senhor. Se alguém pegar os dízimos ou as primícias, terá a mesma maldição de Acã. 

Deus, sendo gracioso, deu tempo e oportunidade para que Acã se arrependesse, pois a sorte foi caindo sobre cada nível de Israel, antes de chegar a Acã. 

Então, Josué se levantou de madrugada e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e caiu a sorte sobre a tribo de Judá. Fazendo chegar a tribo de Judá, caiu sobre a família dos zeraítas; fazendo chegar a família dos zeraítas, homem por homem, caiu sobre Zabdi; e, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá. Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao Senhor, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes. Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o Senhor, Deus de Israel, e fiz assim e assim. (Js 7.16,20). 

Josué mandou que Acã glorificasse a Deus, porque ele havia roubado a glória de Deus de ser o primeiro. Temos ignorado o fator Acã, mas por causa de uma pessoa a bênção deixa de vir. A questão não é descobrir quem é Acã, e sim termos a disposição de não sermos um. 

O exemplo de Paulo 

No Novo Testamento, Paulo ensina aos coríntios: “Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade (…)” (1Co 16.1,2).

Não podia ser no segundo, tinha que ser no primeiro. “Cada um de vós ponha de parte, em casa conforme a sua prosperidade”. No original, a palavra “conforme”, aqui é: “proporcional”. E nós sabemos que a proporcionalidade bíblica é o dízimo, que deve ser entregue no primeiro dia da semana. 

Se Deus é o Senhor em nossas vidas, então Ele deveria ter o primeiro dia consagrado a Si. Vivemos num tempo em que já não se liga para isso. As pessoas tratam o domingo como se fosse um dia qualquer. Quantos de nós começamos a semana diante de Deus? Ou quantos damos para Deus apenas quando sobra? 

Existem irmãos que vão ao culto de vez em quando e se desculpam, dizendo que podem adorar a Deus em qualquer lugar. É verdade. Mas qual é o momento exclusivamente de Deus, que demonstra a posição Dele em nossas vidas? Domingo é o dia do Senhor, separe-o para Deus. Não é, portanto, unicamente uma questão de dinheiro.

Também não é uma questão de legalismo. Se algum impedimento, como: enfermidades, problemas familiares, carro quebrado, greve de ônibus, greve de caminhoneiro ou imprevisto do tipo ocorrer, tudo bem. Mas se tudo estiver normal, e ainda assim você preferir investir seu tempo em outra coisa, não espere o poder de Deus fluindo em você, Deus precisa ser o primeiro em nossas vidas.   

Quando você dá o primeiro para Deus, Ele santifica o resto. Se você separa o domingo para vir buscar a Deus e adorá-lo, Ele santifica os outros seis dias da semana por amor a esse tempo que você dedicou a Ele, isso não tem nada a ver com lei e com graça.

Mesmo que você faça tudo errado o amor dele por você não muda, ele continua te amando, continua cuidando de você, é uma questão se saber e colocar em primeiro quem realmente o é em sua vida.

Não oferte ou Dizime para ser abençoado, mas faça com a cabeça de que Deus é primeiro em sua vida e que você já é abençoado, faça sabendo que você já é amando por Deus.